sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MESBLA A LOJA DO BRASIL UOU

Quem lembra de um comercial com essa música? Pois é, referia-se as Lojas Mesbla, que no Recife tinha sua loja mais conhecida na Avenida Conde da Boa Vista, onde hoje está localizada a loja Riachuelo. Pelo que me lembro a Mesbla vendia de tudo, desde equipamentos eletrônicos até cama, mesa e banho.
A Mesbla teve suas atividades iniciada em meados de 1920 no Rio de Janeiro, tendo se tornado uma líder de vendas, não sei exatamente quando foram instaladas as filiais em Recife, só sei apenas que existiam além da loja da boa vista, uma no shopping recife e uma chamada Mesbla Veículos localizada onde hoje está construída as torres gêmeas, novo cartão postal da cidade. Eu consigo me lembrar nitidamente quando meus pais resolviam comprar alguma coisa na Mesbla da Conde da Boa Vista, parecia um shopping, uma imensidão para uma loja popular naquela época, a escada rolante ficava na horizontal, ao contrário do que é hoje na Riachuelo, onde as escadas ficam em sentido vertical para quem olha da frente da loja. Engraçado não é apenas lembrar um pouco de quando a loja ainda funcionava, mas sim de quando ela fechou as portas. Nessa época eu tinha 15 ou 16 anos e aquele lugar serviu de encontro de amigos quando largavam do colégio para esperar o ônibus passar, também servia para encontros de namorados, que após sair do colégio passavam horas e horas namorando sentados em frente a loja que um dia foi um dos pontos comerciais mais procurados pelos Recifenses. Em 2009 houve uma matéria no site do Jornal do Comércio onde se cogitava o retorno da Mesbla, mas dessa vez voltada apenas para o público feminino e inicialmente com vendas online, pelo visto ainda os planos não foram concretizados, uma vez que não localizei nenhum site oficial que pudesse constatar o que havia sido dito naquela matéria.

18 comentários:

  1. Muito interessante o seu blog

    ResponderExcluir
  2. Lembro da Mesbla na época em que minha mãe trabalhou, era tudo de bom mesmo, um mundo de loja, variedades em todos os aspectos, de fato deixou muita saudade, tb me recordo quando a mesma fechou as portas,pois tinha quase e mesma idade que vc. como também lembro que lá serviu de ponto de ônibus e de encontro de amigos em geral, rsrsr...sem Dúvidas amigo, recordar é viver, amei seu blog e vou divulgar...bjão
    Rebeka Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro de tua mãe, era uma vendedora e tanto!

      Excluir
  3. Velhos tempos, a Mesbla foi onde começei minha carreira profissional, aos 14 anos tive o prazer de fazer parte do quadro de empregados, trabalhei com Aprendiz, depois Office Boy. Foram momentos inesquecíveis da minha vida. Saudades.

    ResponderExcluir
  4. não me lembro da mesbla na conde da boa vista. lembro dela na rua das palmas, das flores.

    ResponderExcluir
  5. Eu fui office boy na Mesbla em q979, meu pai trabalhou 30 anos, minha irmã 25anos emeu irmão 4 anos...triste saber que a Mesbla fechou... saudades.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de ter noticias de um funcionário da Mesblas Veiculos, ele se chama Miguel Ramos dos Santos e era gerente na decada de 90,quem tiver alguma noticias favor ligar para 88693167 ( Vania Elias )

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de ter noticias de um funcionário da Mesblas Veiculos, ele se chama Miguel Ramos dos Santos e era gerente na decada de 90,quem tiver alguma noticias favor ligar para 88693167 ( Vania Elias )

    ResponderExcluir
  8. Trabalhei nessa empresa entre os anos de 1992 e 1999, quando o grupo sucumbiu, numa falência sem retorno. Fechamos a nossa operação na Conda da Boa Vista em Recife, no dia 31/08/1999. Como se diz: "Desligamos a luz, literalmente". Foi uma tristeza só. Ali, terminava uma história de sucesso e apogeu no mercado de varejo brasileiro.

    ResponderExcluir
  9. Trabalhei na Mesbla da Palma (Recife) em 1983, na seção de Moda Masculina. Conheci uma menina lá chamada Marileide (Leda) trabalhava na seção de Discos, soube que hoje em dia ela mora na Suiça, gostaria de ter notícias dela...
    Adrião Albuquerque

    ResponderExcluir
  10. Trabalhei na Mesbla da Palma (Recife) em 1983, na seção de Moda Masculina. Conheci uma menina lá chamada Marileide (Leda) trabalhava na seção de Discos, soube que hoje em dia ela mora na Suiça, gostaria de ter notícias dela...

    Adrião Albuquerque

    adriaopt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. lembro da mesbla sim...gostava mto comprar roupas..gostaria de saber de alguem q trabalhou no clube da mesbla de recife..se puder entrar em contato watzzap 99 9 8155 7686 Concita Andrade

    ResponderExcluir
  12. Trabalhei na Mesbla Palma de 78/79. Foi mto bom. Mesbla era uma mãe. Todos q trabalharam na Mebla, valorizava o seu curriculo. Bastava dizer q era ex Mesbla q ja ficava empregado. Uma empresa mto organizada.Fui recepciomista de cartao de credito Mesbla. Conheci a nata da sociedade daquela época de Pernambuco. Era novidade ter cartao de credito.Atendi Marcos Freire senador.Dava 40% de desconto para os funcionarios dela comprar em toda suas lojas.Saudades

    ResponderExcluir
  13. Mesbla palma, também era muito grande.

    ResponderExcluir
  14. incrível, acreditem ainda tenho um objeto comprado na mesbla, um pequeno fogão p esquentar enlatados em acampamentos, pior ou melhor, não precisei de usalo

    ResponderExcluir
  15. Trabalhei na Mesbla Veículos e tive a infelicidade de literalmente passar o cadeado em dez/99. Uma das melhores empresas que trabalhei, até hoje lembro do processo de integralização onde conheci a história da empresa aqui no Brasil. Tão somente saudades dessa época.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia achei legal esse espaço pois também tenho parte com a lojas Mesbla, eu comprei um relógio Lótus que até hoje ainda tenho, não está funcionando , pois a bateria estourou e danificou a máquina, o mesmo é banhado a ouro e permanece do mesmo jeito, comprei na loja Mesbla conde da boa vista, há uns 25 anos. Muito boas lembranças.

    ResponderExcluir