sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MESBLA A LOJA DO BRASIL UOU

Quem lembra de um comercial com essa música? Pois é, referia-se as Lojas Mesbla, que no Recife tinha sua loja mais conhecida na Avenida Conde da Boa Vista, onde hoje está localizada a loja Riachuelo. Pelo que me lembro a Mesbla vendia de tudo, desde equipamentos eletrônicos até cama, mesa e banho.
A Mesbla teve suas atividades iniciada em meados de 1920 no Rio de Janeiro, tendo se tornado uma líder de vendas, não sei exatamente quando foram instaladas as filiais em Recife, só sei apenas que existiam além da loja da boa vista, uma no shopping recife e uma chamada Mesbla Veículos localizada onde hoje está construída as torres gêmeas, novo cartão postal da cidade. Eu consigo me lembrar nitidamente quando meus pais resolviam comprar alguma coisa na Mesbla da Conde da Boa Vista, parecia um shopping, uma imensidão para uma loja popular naquela época, a escada rolante ficava na horizontal, ao contrário do que é hoje na Riachuelo, onde as escadas ficam em sentido vertical para quem olha da frente da loja. Engraçado não é apenas lembrar um pouco de quando a loja ainda funcionava, mas sim de quando ela fechou as portas. Nessa época eu tinha 15 ou 16 anos e aquele lugar serviu de encontro de amigos quando largavam do colégio para esperar o ônibus passar, também servia para encontros de namorados, que após sair do colégio passavam horas e horas namorando sentados em frente a loja que um dia foi um dos pontos comerciais mais procurados pelos Recifenses. Em 2009 houve uma matéria no site do Jornal do Comércio onde se cogitava o retorno da Mesbla, mas dessa vez voltada apenas para o público feminino e inicialmente com vendas online, pelo visto ainda os planos não foram concretizados, uma vez que não localizei nenhum site oficial que pudesse constatar o que havia sido dito naquela matéria.

5 comentários:

  1. Muito interessante o seu blog

    ResponderExcluir
  2. Lembro da Mesbla na época em que minha mãe trabalhou, era tudo de bom mesmo, um mundo de loja, variedades em todos os aspectos, de fato deixou muita saudade, tb me recordo quando a mesma fechou as portas,pois tinha quase e mesma idade que vc. como também lembro que lá serviu de ponto de ônibus e de encontro de amigos em geral, rsrsr...sem Dúvidas amigo, recordar é viver, amei seu blog e vou divulgar...bjão
    Rebeka Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro de tua mãe, era uma vendedora e tanto!

      Excluir
  3. Velhos tempos, a Mesbla foi onde começei minha carreira profissional, aos 14 anos tive o prazer de fazer parte do quadro de empregados, trabalhei com Aprendiz, depois Office Boy. Foram momentos inesquecíveis da minha vida. Saudades.

    ResponderExcluir
  4. não me lembro da mesbla na conde da boa vista. lembro dela na rua das palmas, das flores.

    ResponderExcluir