sábado, 11 de fevereiro de 2012

BOA VIAGEM

        Sábado ensolarado só lembra uma coisa: praia. Entre as belezas naturais que o Estado de Pernambuco possui, se destaca a praia mais conhecida e movimentada do Recife, a praia de Boa Viagem.

A povoação da Boa Viagem tem seu início no século XVII, devido à existência de algumas vendas que serviam de local de descanso dos viajantes que por ali transitavam vindos do caminho do sul da Capitania de Pernambuco. Uma dessas vendas era de propriedade de Manuel Fernandes Setúbal, nome atualmente relembrado na denominação do trecho hoje compreendido pelo bairro do Setúbal. Em 6 de junho de 1707, Baltazar da Costa Passos e sua mulher Ana de Araújo, moradores do Recife, fizeram uma doação ao padre Leandro Camelo, morador em Prazeres, de cem braças de terra para ali construir "uma capela para se dizer missa, com a invocação de Jesus, Maria e José", patrimônio acrescido de outras doações sucessivas. Em 1743 já estava a capela construída, administrada por um sacerdote nomeado pelo bispo, conforme inventário de 20 de novembro daquele ano, assinado pelo padre Inácio Ribeiro Noia, onde figura o "nicho dourado e pintado" com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira dos navegantes e viajantes que procediam do Sertão, bem como de outras imagens, alfaias e até um escravo de nome Miguel. Na fachada existia um sino e um alpendre, em forma de copiar, que veio a ser demolido em 1845, permanecendo a data de 1707 no seu frontispício.

A povoação da Boa Viagem vem ganhar novo impulso em 1858, quando foi inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Recife-São Francisco, cujas composições com destino à Vila do Cabo faziam parada na estação situada no final da atual Rua Barão de Souza Leão. Inicialmente um trole e depois um bonde de burros fez a ligação da praça à estação ferroviária, motivando "a freqüência de muitas famílias pelo verão para passar a festa do Natal".

 AVENIDA BOA VIAGEM
 CASTELINHO DE BOA VIAGEM ANOS DÉCADA DE 50
 PRAIA DE BOA VIAGEM DÉCADA DE 60




A construção da Avenida Boa Viagem, em 1924, e sua proximidade com oAeroporto dos Guararapes, em muito contribuíram para o desenvolvimento do bairro que, em outubro de 1954, viu a inauguração do seu primeiro hotel de classe internacional, o Hotel Boa Viagem, "com 100 apartamentos de frente para o mar". (Fonte: http://www.fundaj.gov.br/)

Um comentário:

  1. Quando houve a cheia de 1975, segundo minha mãe, os recifenses da época passaram a ter uma maior simpatia com a zona sul, por esta área não ter sido afetada pela cheia.

    ResponderExcluir