sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

AVENIDA MARTINS DE BARROS

Um dia desses eu estava passando pela Praça Dezessete, onde fica localizado o Fórum Thomaz de Aquino, e lembrei de algumas fotos que tinha guardado em meu computador. Fiquei pensando que muitas pessoas passavam diariamente por aquele local sem se dar conta da importância daquele lugar para a história de Pernambuco.
O local onde hoje é o Fórum Thomaz de Aquino já foi o colégio dos jesuítas, que ironicamente, segundo o site da Fundação Joaquim Nabuco, serviu em uma de suas dependências como sede do Tribunal de Relações de Pernambuco (Tribunal de Justiça atualmente). A praça dezessete por estar localizada ao lado do colégio dos jesuítas, recebeu o nome de pátio do colégio, tendo sido posteriormente denominado pátio do palácio, por ter servido de sede do governo de Pernambuco após a expulsão dos holandeses. Antes de ser chamada de praça dezessete recebeu ainda o nome de Praça Dom Pedro II, tendo recebido o nome de praça dezessete posteriormente em decorrência do movimento ocorrido em 1817 denominado Insurreição Pernambucana.
O que mais me chamou a atenção foram as mudanças que ocorreram naquele local pelo que pude observar nas fotos, próximo da igreja onde em 1846 foi instalada uma fonte com a imagem de uma índia, que serve como representante da nação Brasileira, há uma quantidade enorme de pedintes que aproveitam o jorrar das águas da fonte para poder tomar banho e lavar suas vestes. Também percebi que o monumento em homenagem a Santos Dumont doada pelos portugueses em 1922, que representa também a primeira atravessia aérea do atlântico sul havia sido recuada. A própria Avenida Martins de Barros, cujo nome parece ser em homenagem a um ex - prefeito da Cidade do Recife que governou no período de 1905 a 1908 segundo o Wikipédia, ficou mais larga e mais alta em relação ao calçamento original, como podemos observar nas fotos abaixo:
VISTA DO BAIRRO DE SANTO ANTÔNIO, PROVAVELMENTE NAS MEDIAÇÕES DA AVENIDA MARTINS DE BARROS. OBSERVEM O ARCO DE SANTO ANTÔNIO QUE SERVIA DE PORTA DE ENTRADA PARA A CIDADE MAURÍCIA E O RECIFE ANTIGO MAIS A FRENTE.
CARTÃO POSTAL DA AVENIDA MARTINS DE BARROS VISTA DO RECIFE ANTIGO - 1920
AVENIDA MARTINS DE BARROS (EM FRENTE AO FÓRUM THOMAZ DE AQUINO - MEADOS DE 1800)
EM FRENTE AO FÓRUM THOMAZ DE AQUINO, PERCEBAM AS CONSTRUÇÕES NO MEIO DA AVENIDA. (NUNCA CONSEGUI SABER O QUE ERA O CASARÃO AO FUNDO, HOJE EM DIA EXISTE UM POSTO DE GASOLINA EM SEU LUGAR)
AVENIDA MARTINS DE BARROS VISTA DA PONTE MAURÍCIO DE NASSAU (GRANDE HOTEL AO FUNDO - HOJE FÓRUM THOMAZ DE AQUINO) 1950
EM FRENTE AO THOMAZ DE AQUINO (FOTO PROVAVELMENTE TIRADA DO GRANDE HOTEL NA ÉPOCA), OBSERVEM O MONUMENTO DO AVIADOR EM HOMENAGEM A SANTOS DUMONT E A PRIMEIRA ATRAVESSIA DO ATLÂNTICO NO MEIO DA AVENIDA MARTINS DE BARROS.
FOTO LATERAL DA PRAÇA DEZESSETE E DO GRANDE HOTEL COM O MONUMENTO NO MEIO DA AVENIDA 1941.
NO MESMO LOCAL DA TERCEIRA FOTO ACIMA - 2011
(Foto: Wanderson Jr)
MONUMENTO DA FONTE DA ÍNDIA ATRÁS DA PRAÇA DEZESSETE 2011
(Foto: Wanderson Jr.)

AVENIDA MARTINS DE BARROS VISTA DO RECIFE ANTIGO
(FÓRUM THOMAZ DE AQUINO AO FUNDO) 2010
(Foto: Wanderson Jr.)
MONUMENTO "O AVIADOR" EM HOMENAGEM A SANTOS DUMONT E A PRIMEIRA ATRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL COM OS BUSTOS DOS PORTUGUESES SACADURA CABRAL E GAGO COUTINHO, RESPONSÁVEIS PELA ATRAVESSIA - 2010
 ( O MONUMENTO JÁ ESTÁ RECUADO, OU SEJA DENTRO DA PRÓPRIA PRAÇA DEZESSETE, POSSIBILITANDO UM TRÁFEGO MAIOR DE TRANSPORTES PÚBLICO).
(Foto: Wanderson Jr.)

5 comentários:

  1. É uma pena que praças como esta esteja entregue ao abandono e servindo de reduto para pedintes. A prefeitura de Recife deveria ter mais zelo.

    Daniele Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc Daniele, a Prefeitura do Recife atualmente está fazendo uma reforma na praça, porém deveriam se preocupar em fazer um trabalho social com aquelas pessoas que muitas vezes são os responsáveis por deteriorar as praças, mesmo que sem intenção.

    ResponderExcluir
  3. Novas fotos muito boas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. O Recife está uma desgraça, quantas casas, igrejas foram destruídas para construção de avenidas, rios aterrados, ver essas fotos da uma tristeza.

    ResponderExcluir
  5. Me lembro quando pequeno ia a Recife e ficava hospedado no Hotel Avenida, acho que nesta Rua. vocês tem foto deste hotel?

    ResponderExcluir