Um dia desses eu estava passando pela Praça Dezessete, onde fica localizado o Fórum Thomaz de Aquino, e lembrei de algumas fotos que tinha guardado em meu computador. Fiquei pensando que muitas pessoas passavam diariamente por aquele local sem se dar conta da importância daquele lugar para a história de Pernambuco.
O local onde hoje é o Fórum Thomaz de Aquino já foi o colégio dos jesuítas, que ironicamente, segundo o site da Fundação Joaquim Nabuco, serviu em uma de suas dependências como sede do Tribunal de Relações de Pernambuco (Tribunal de Justiça atualmente). A praça dezessete por estar localizada ao lado do colégio dos jesuítas, recebeu o nome de pátio do colégio, tendo sido posteriormente denominado pátio do palácio, por ter servido de sede do governo de Pernambuco após a expulsão dos holandeses. Antes de ser chamada de praça dezessete recebeu ainda o nome de Praça Dom Pedro II, tendo recebido o nome de praça dezessete posteriormente em decorrência do movimento ocorrido em 1817 denominado Insurreição Pernambucana.
O que mais me chamou a atenção foram as mudanças que ocorreram naquele local pelo que pude observar nas fotos, próximo da igreja onde em 1846 foi instalada uma fonte com a imagem de uma índia, que serve como representante da nação Brasileira, há uma quantidade enorme de pedintes que aproveitam o jorrar das águas da fonte para poder tomar banho e lavar suas vestes. Também percebi que o monumento em homenagem a Santos Dumont doada pelos portugueses em 1922, que representa também a primeira atravessia aérea do atlântico sul havia sido recuada. A própria Avenida Martins de Barros, cujo nome parece ser em homenagem a um ex - prefeito da Cidade do Recife que governou no período de 1905 a 1908 segundo o Wikipédia, ficou mais larga e mais alta em relação ao calçamento original, como podemos observar nas fotos abaixo:
VISTA DO BAIRRO DE SANTO ANTÔNIO, PROVAVELMENTE NAS MEDIAÇÕES DA AVENIDA MARTINS DE BARROS. OBSERVEM O ARCO DE SANTO ANTÔNIO QUE SERVIA DE PORTA DE ENTRADA PARA A CIDADE MAURÍCIA E O RECIFE ANTIGO MAIS A FRENTE.
CARTÃO POSTAL DA AVENIDA MARTINS DE BARROS VISTA DO RECIFE ANTIGO - 1920
AVENIDA MARTINS DE BARROS (EM FRENTE AO FÓRUM THOMAZ DE AQUINO - MEADOS DE 1800)
EM FRENTE AO FÓRUM THOMAZ DE AQUINO, PERCEBAM AS CONSTRUÇÕES NO MEIO DA AVENIDA. (NUNCA CONSEGUI SABER O QUE ERA O CASARÃO AO FUNDO, HOJE EM DIA EXISTE UM POSTO DE GASOLINA EM SEU LUGAR)
AVENIDA MARTINS DE BARROS VISTA DA PONTE MAURÍCIO DE NASSAU (GRANDE HOTEL AO FUNDO - HOJE FÓRUM THOMAZ DE AQUINO) 1950
EM FRENTE AO THOMAZ DE AQUINO (FOTO PROVAVELMENTE TIRADA DO GRANDE HOTEL NA ÉPOCA), OBSERVEM O MONUMENTO DO AVIADOR EM HOMENAGEM A SANTOS DUMONT E A PRIMEIRA ATRAVESSIA DO ATLÂNTICO NO MEIO DA AVENIDA MARTINS DE BARROS.
FOTO LATERAL DA PRAÇA DEZESSETE E DO GRANDE HOTEL COM O MONUMENTO NO MEIO DA AVENIDA 1941.
NO MESMO LOCAL DA TERCEIRA FOTO ACIMA - 2011
(Foto: Wanderson Jr)
MONUMENTO DA FONTE DA ÍNDIA ATRÁS DA PRAÇA DEZESSETE 2011
(Foto: Wanderson Jr.)
AVENIDA MARTINS DE BARROS VISTA DO RECIFE ANTIGO
(FÓRUM THOMAZ DE AQUINO AO FUNDO) 2010
(Foto: Wanderson Jr.)
MONUMENTO "O AVIADOR" EM HOMENAGEM A SANTOS DUMONT E A PRIMEIRA ATRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL COM OS BUSTOS DOS PORTUGUESES SACADURA CABRAL E GAGO COUTINHO, RESPONSÁVEIS PELA ATRAVESSIA - 2010
( O MONUMENTO JÁ ESTÁ RECUADO, OU SEJA DENTRO DA PRÓPRIA PRAÇA DEZESSETE, POSSIBILITANDO UM TRÁFEGO MAIOR DE TRANSPORTES PÚBLICO).
(Foto: Wanderson Jr.)