quinta-feira, 15 de novembro de 2012

BASÍLICA DA PENHA

Nunca mais eu havia postado fotos sobre o Recife, hj me lembrei do blog e resolvi colocar essa foto da Basílica da Penha construída pelos franceses, cuja obra teve inicio em 1656 e conclusão em 1882, ou seja, mais de 200 anos. A Basílica da Penha é a única igreja no Recife com estilo coríntio, ela passou muito tempo em reforma impossibilitando as visitas dos turistas.
A igreja é pouco conhecida inclusive pelos Recifenses. A foto foi tirada em 1940 e hoje em dia infelizmente não conseguimos ter essa visão privilegiada, uma vez que a área onde está localizada a Basílica é dominada por comerciantes de maneira desorganizada, impossibilitando inclusive a locomoção nos arredores da basílica e da praça.
Curioso que a maioria das fotos das décadas de 40,50,60,70, mostram um Recife organizado e limpo, parece que os gestores da Prefeitura do Recife, bem como os governantes do Estado de Pernambuco foram os responsáveis por deixar nossa cidade do jeito que é hoje. É inegável a desorganização da própria população, mas isso só chegou ao estado atual em razão do descaso dos gestores da cidade.
Gostaria de acrescentar ainda, sem nenhum tipo de xenofobia, que a grande massa de comerciantes que fazem daquela região um verdadeiro caos são asiáticos que parecem querer trazer o comércio desorganizado de sua terra natal para nossa cidade.