sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

AVENIDA MARTINS DE BARROS

Um dia desses eu estava passando pela Praça Dezessete, onde fica localizado o Fórum Thomaz de Aquino, e lembrei de algumas fotos que tinha guardado em meu computador. Fiquei pensando que muitas pessoas passavam diariamente por aquele local sem se dar conta da importância daquele lugar para a história de Pernambuco.
O local onde hoje é o Fórum Thomaz de Aquino já foi o colégio dos jesuítas, que ironicamente, segundo o site da Fundação Joaquim Nabuco, serviu em uma de suas dependências como sede do Tribunal de Relações de Pernambuco (Tribunal de Justiça atualmente). A praça dezessete por estar localizada ao lado do colégio dos jesuítas, recebeu o nome de pátio do colégio, tendo sido posteriormente denominado pátio do palácio, por ter servido de sede do governo de Pernambuco após a expulsão dos holandeses. Antes de ser chamada de praça dezessete recebeu ainda o nome de Praça Dom Pedro II, tendo recebido o nome de praça dezessete posteriormente em decorrência do movimento ocorrido em 1817 denominado Insurreição Pernambucana.
O que mais me chamou a atenção foram as mudanças que ocorreram naquele local pelo que pude observar nas fotos, próximo da igreja onde em 1846 foi instalada uma fonte com a imagem de uma índia, que serve como representante da nação Brasileira, há uma quantidade enorme de pedintes que aproveitam o jorrar das águas da fonte para poder tomar banho e lavar suas vestes. Também percebi que o monumento em homenagem a Santos Dumont doada pelos portugueses em 1922, que representa também a primeira atravessia aérea do atlântico sul havia sido recuada. A própria Avenida Martins de Barros, cujo nome parece ser em homenagem a um ex - prefeito da Cidade do Recife que governou no período de 1905 a 1908 segundo o Wikipédia, ficou mais larga e mais alta em relação ao calçamento original, como podemos observar nas fotos abaixo:
VISTA DO BAIRRO DE SANTO ANTÔNIO, PROVAVELMENTE NAS MEDIAÇÕES DA AVENIDA MARTINS DE BARROS. OBSERVEM O ARCO DE SANTO ANTÔNIO QUE SERVIA DE PORTA DE ENTRADA PARA A CIDADE MAURÍCIA E O RECIFE ANTIGO MAIS A FRENTE.
CARTÃO POSTAL DA AVENIDA MARTINS DE BARROS VISTA DO RECIFE ANTIGO - 1920
AVENIDA MARTINS DE BARROS (EM FRENTE AO FÓRUM THOMAZ DE AQUINO - MEADOS DE 1800)
EM FRENTE AO FÓRUM THOMAZ DE AQUINO, PERCEBAM AS CONSTRUÇÕES NO MEIO DA AVENIDA. (NUNCA CONSEGUI SABER O QUE ERA O CASARÃO AO FUNDO, HOJE EM DIA EXISTE UM POSTO DE GASOLINA EM SEU LUGAR)
AVENIDA MARTINS DE BARROS VISTA DA PONTE MAURÍCIO DE NASSAU (GRANDE HOTEL AO FUNDO - HOJE FÓRUM THOMAZ DE AQUINO) 1950
EM FRENTE AO THOMAZ DE AQUINO (FOTO PROVAVELMENTE TIRADA DO GRANDE HOTEL NA ÉPOCA), OBSERVEM O MONUMENTO DO AVIADOR EM HOMENAGEM A SANTOS DUMONT E A PRIMEIRA ATRAVESSIA DO ATLÂNTICO NO MEIO DA AVENIDA MARTINS DE BARROS.
FOTO LATERAL DA PRAÇA DEZESSETE E DO GRANDE HOTEL COM O MONUMENTO NO MEIO DA AVENIDA 1941.
NO MESMO LOCAL DA TERCEIRA FOTO ACIMA - 2011
(Foto: Wanderson Jr)
MONUMENTO DA FONTE DA ÍNDIA ATRÁS DA PRAÇA DEZESSETE 2011
(Foto: Wanderson Jr.)

AVENIDA MARTINS DE BARROS VISTA DO RECIFE ANTIGO
(FÓRUM THOMAZ DE AQUINO AO FUNDO) 2010
(Foto: Wanderson Jr.)
MONUMENTO "O AVIADOR" EM HOMENAGEM A SANTOS DUMONT E A PRIMEIRA ATRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL COM OS BUSTOS DOS PORTUGUESES SACADURA CABRAL E GAGO COUTINHO, RESPONSÁVEIS PELA ATRAVESSIA - 2010
 ( O MONUMENTO JÁ ESTÁ RECUADO, OU SEJA DENTRO DA PRÓPRIA PRAÇA DEZESSETE, POSSIBILITANDO UM TRÁFEGO MAIOR DE TRANSPORTES PÚBLICO).
(Foto: Wanderson Jr.)

sábado, 18 de fevereiro de 2012

GALO DA MADRUGADA

Hoje foi o dia do desfile do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco carnavalesco do mundo em 1995 pelo Guinnes Book.
O Galo da madrugada foi criado em  1978 por Eneas Freire e todos os anos arrasta multidões apaixonadas pelo carnaval multicultural de Pernambuco; seu recorde de público é confrontado com o bloco cordão do bola preta, no Rio de Janeiro, que afirma arrastar em média 2,2 milhões de foliões as ruas, sendo esse número contestado e desacreditado pelos foliões Pernambucanos que se orgulham do desfile do galo da madrugada por tudo que ele representou e representa para os Recifenses todos os anos.
 GALO DA MADRUGADA 2012
PRIMEIRO DESFILE DO GALO DA MADRUGADA

sábado, 11 de fevereiro de 2012

BOA VIAGEM

        Sábado ensolarado só lembra uma coisa: praia. Entre as belezas naturais que o Estado de Pernambuco possui, se destaca a praia mais conhecida e movimentada do Recife, a praia de Boa Viagem.

A povoação da Boa Viagem tem seu início no século XVII, devido à existência de algumas vendas que serviam de local de descanso dos viajantes que por ali transitavam vindos do caminho do sul da Capitania de Pernambuco. Uma dessas vendas era de propriedade de Manuel Fernandes Setúbal, nome atualmente relembrado na denominação do trecho hoje compreendido pelo bairro do Setúbal. Em 6 de junho de 1707, Baltazar da Costa Passos e sua mulher Ana de Araújo, moradores do Recife, fizeram uma doação ao padre Leandro Camelo, morador em Prazeres, de cem braças de terra para ali construir "uma capela para se dizer missa, com a invocação de Jesus, Maria e José", patrimônio acrescido de outras doações sucessivas. Em 1743 já estava a capela construída, administrada por um sacerdote nomeado pelo bispo, conforme inventário de 20 de novembro daquele ano, assinado pelo padre Inácio Ribeiro Noia, onde figura o "nicho dourado e pintado" com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira dos navegantes e viajantes que procediam do Sertão, bem como de outras imagens, alfaias e até um escravo de nome Miguel. Na fachada existia um sino e um alpendre, em forma de copiar, que veio a ser demolido em 1845, permanecendo a data de 1707 no seu frontispício.

A povoação da Boa Viagem vem ganhar novo impulso em 1858, quando foi inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Recife-São Francisco, cujas composições com destino à Vila do Cabo faziam parada na estação situada no final da atual Rua Barão de Souza Leão. Inicialmente um trole e depois um bonde de burros fez a ligação da praça à estação ferroviária, motivando "a freqüência de muitas famílias pelo verão para passar a festa do Natal".

 AVENIDA BOA VIAGEM
 CASTELINHO DE BOA VIAGEM ANOS DÉCADA DE 50
 PRAIA DE BOA VIAGEM DÉCADA DE 60




A construção da Avenida Boa Viagem, em 1924, e sua proximidade com oAeroporto dos Guararapes, em muito contribuíram para o desenvolvimento do bairro que, em outubro de 1954, viu a inauguração do seu primeiro hotel de classe internacional, o Hotel Boa Viagem, "com 100 apartamentos de frente para o mar". (Fonte: http://www.fundaj.gov.br/)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MESBLA A LOJA DO BRASIL UOU

Quem lembra de um comercial com essa música? Pois é, referia-se as Lojas Mesbla, que no Recife tinha sua loja mais conhecida na Avenida Conde da Boa Vista, onde hoje está localizada a loja Riachuelo. Pelo que me lembro a Mesbla vendia de tudo, desde equipamentos eletrônicos até cama, mesa e banho.
A Mesbla teve suas atividades iniciada em meados de 1920 no Rio de Janeiro, tendo se tornado uma líder de vendas, não sei exatamente quando foram instaladas as filiais em Recife, só sei apenas que existiam além da loja da boa vista, uma no shopping recife e uma chamada Mesbla Veículos localizada onde hoje está construída as torres gêmeas, novo cartão postal da cidade. Eu consigo me lembrar nitidamente quando meus pais resolviam comprar alguma coisa na Mesbla da Conde da Boa Vista, parecia um shopping, uma imensidão para uma loja popular naquela época, a escada rolante ficava na horizontal, ao contrário do que é hoje na Riachuelo, onde as escadas ficam em sentido vertical para quem olha da frente da loja. Engraçado não é apenas lembrar um pouco de quando a loja ainda funcionava, mas sim de quando ela fechou as portas. Nessa época eu tinha 15 ou 16 anos e aquele lugar serviu de encontro de amigos quando largavam do colégio para esperar o ônibus passar, também servia para encontros de namorados, que após sair do colégio passavam horas e horas namorando sentados em frente a loja que um dia foi um dos pontos comerciais mais procurados pelos Recifenses. Em 2009 houve uma matéria no site do Jornal do Comércio onde se cogitava o retorno da Mesbla, mas dessa vez voltada apenas para o público feminino e inicialmente com vendas online, pelo visto ainda os planos não foram concretizados, uma vez que não localizei nenhum site oficial que pudesse constatar o que havia sido dito naquela matéria.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PONTE DUARTE COELHO

Eu estava passando hoje pela ponte Duarte Coelho e fiquei observando as decorações que já estão sendo implantadas para o Carnaval, foi quando lembrei dessa foto da década de 70, quando era permitido o tráfego de carros.


Foto: Wanderson Jr
2011
A ponte Duarte Coelho foi construída em 1868 e originalmente ela era totalmente metálica, servindo de passagem de transporte ferroviário de trens urbanos, tendo sido desativada em 1915 pelo seu mau estado de conservação. A segunda ponte foi inaugurada em 1943 e tem sua base de concreto.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

(Foto: Wanderson Jr.) 2011
Eu sempre achei essa coisa de postar em blogs uma besteira, uma perca de tempo, na verdade era um preconceito que eu tinha por achar que esse recurso só serviria para divulgar futilidades. Como vocês podem observar eu mudei de opinião, uma vez que eu percebi a utilidade que essa ferramenta pode conter, qual seja a de manter viva coisas que a memória faz questão de apagar, no meu caso a Cidade de Recife. Tenho 28 anos atualmente e fico  lembrando das coisas que mudaram desde que eu era criança em minha cidade, para muitas pessoas lembrar disso com saudades é bobagem, para outras é resgatar momentos inesqueciveis de alegria, bem como de tristezas. Esse blog tem como objetivo mostrar a cidade do Recife como ela foi e como ela está atualmente, tentando preservar a cultura de nossa cidade que encontra-se perdida no tempo, fazendo com que nossos conterrâneos saibam de que muitos lugares em que eles passam atualmente, seja para trabalhar ou ir à faculdade, foi marcado por um fato histórico importante. Fatos esses que se pudermos refletir, nos fará dar um valor maior a nossa Cidade. Sendo assim, espero de alguma forma contribuir para informar aqueles que tem curiosidade de como foi nossa cidade e qual a importância que ela teve e/ou tem na história de vida do nosso povo.